quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Kanban em 5 minutos e nada mais que isso

Eu sei, parece maluco explicar várias definições de autores clássicos e métodos criados em cima uma bagagem teórica gigante. Mas meu intuito com essa postagem é localizar alguns perdidos nesse assunto e quem sabe despertar o interesse por essa técnica de desenvolvimento, assim como o Scrum, ágil.

Origem de Kanba

Vem do Japonês que significa "sinal visual" e surgiu lá dentro da Toyota, fazendo referência a linha de trabalho dos funcionários. O que é muito justo porque a empresa é muito famosa pelo seu processo de produção "milimétrico" e foi pioneira em Kanban para desenvolvimento de software.

Kanban promotes continuous collaboration and encourages active, ongoing learning and improving by defining the best possible team workflow.

É muito comum ver equipes errando sempre na mesma coisa: usando simplesmente para organizar cartõeszinhos de "a fazer" para "feito" mas não é somente isso, na verdade é muito mais.

Scrum é outra coisa

O Kanban é baseado em 3 princípios bem simples: Visualizar seu fluxo, limitar sua quantidade de trabalho e melhorar seu fluxo.

Note que de cara, se você sabe o que é Scrum, percebe que o kanban e scrum prega coisas diferentes, ou quase. Vamos destrinchar um pouquinho.

Visualizar seu fluxo

Exatamente o que você leu, nele você poderá ver todo o trabalho que você vai fazer durante seu dia, assim mesmo: simples e rápido. E ajuda bastante convenhamos.

Limite sua quantidade de trabalho

Sim, como você precisa visualizar bem seu fluxo de trabalho é necessário limitá-lo, para a equipe não se enbananar com uma enxurrada de trabalho de uma vez só. Note que no Scrum é diferente, lá diz que você deve escrever todo seu Product Backlog e distribuir em sprints.

Melhore seu fluxo

Bem, é uma evolução: se você nota um problema no fluxo, porque não melhorá-lo? Ao contrário do Scrum podemos sim fazer alteração no meio do processo, ou seja, se algo é finalizado, o próximo  backlog que está dando trabalho é posto na mesa.

E por onde começo?

Calma, isso já é assunto pra outro post, segura aí que jajá tem outro. Já trabalhou ou teve contato  com Kanban? E com Scrum? Quais suas impressões sobre algum deles? Fala aqui em baixo na área de comentários. ;)

See you soon!

Fontes:
<https://resources.collab.net/agile-101/what-is-kanban>
Acesso em 4 de Dezembro de 2018


5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Uma coisa interessante sobre Kanban é a quantidade de benefícios que essa metodologia traz para as empresas, como: redução de custos, maior capacidade total das linhas produtivas, antecipação dos prazos de entrega dos produtos finais aos clientes, redução do nível de existência de produtos finais em estoque. Além disso, usando Kanban é mais fácil enxergar os problemas escondidos, atrasos e falhas na gestão, estimulando a corrigir o problema. Uma coisa legal é que hoje em dia conseguimos utilizar Kanban de forma automatizada, através de ferramentas como o Trello, por exemplo, que foi explicada por outro grupo da disciplina [http://gt1justintime.blogspot.com/2018/11/trello-forma-inteligente-de-organizar.html]. Uma curiosidade é que algumas grandes empresas utilizam essa metodologia, como a Telefônica Vivo [https://blog.trello.com/br/fluxo-de-tarefas].

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da leitura, muito bom o texto. De forma geral, o planejamento dos projetos normalmente é uma etapa que recebe bastante atenção dos envolvidos, mas o controle dos processos muitas vezes é negligenciado, eu particularmente atribuo a este fato os decorrentes atrasos em entregas.
    O Kanban é uma importante ferramenta neste sentido, é uma forma simples e eficaz de acompanhar o fluxo das atividades, mantendo os membros da equipe à par do que está sendo feito, quando e por quanto tempo. Tendo sempre essa visão geral, a equipe tende a focar nas prioridades, melhorar o rendimento e assim, mais produtiva, os projetos tendem a ser mais bem sucedidos.

    ResponderExcluir
  3. Ótima publicação! Além disso Kanban é um sistema que aumenta produtividade e permite não perder o foco. É bom lembrar que gerenciar projetos não é apenas dar ordens, é um conjunto de obrigações que incluí planejar e colaborar. Um dos grandes motivos do Kanban se destacar tanto é por ser dinâmico e voltado para trabalho em grupo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente ótimo texto. Uso o kanban para gerenciar as tarefas no trabalho além de organizar as tarefas e limitar o 'Work In Progress', uma grande vantagem e melhorar a comunicação com os clientes e a gestão.

    Outra vantagem e perceber o progresso em projetos mais longos. Sem falar que mesmo que virtuais a sensação de mover um "Post-It" para o quadro feito ajuda a manter-se motivado.

    ResponderExcluir