Muitas empresas utilizavam o Project Management Body of Knowledge, ou PMBOK, (na verdade muitas empresas ainda utilizam!) para gerenciar seus projetos. Esse guia de gerenciamento de projetos de software apresenta diversas vantagens como a coordenação e alinhamento bem definido dos projetos, uma gestão de riscos mais eficaz, mas, ainda assim a metodologia para gerenciamento não estava acompanhando a velocidade e mudanças necessárias no desenvolvimento dos projetos.
Justamente por essa necessidade de mudança que surgiu o manifesto ágil: um documento apresentado por 17 membros influentes da comunidade de desenvolvimento de projetos, onde eles reuniram neste trabalho boas práticas que devem ser seguidas pelos profissionais a fim de mantê-los focados no que realmente gera valor não só para o projeto, mas também para a empresa e principalmente, o cliente.
Foram salientadas 4 premissas gerais no manifesto ágil:
- Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas;
- Software funcionando é mais importante que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente é mais importante que negociação de contrato;
- Respostas às mudanças são mais importantes que seguir um plano.
A publicação e adoção das práticas presentes neste documento causou um verdadeiro rebuliço no desenvolvimento: as empresas estavam percebendo que o atual modelo de desenvolvimento em cascata não estava sendo eficaz: era preciso priorizar mais a colaboração, os indivíduos das equipes e as interações com o cliente para responder às mudanças de forma rápida e assim entregar o certo e o importante para o cliente de forma gradativa e contínua.
Opa! Depois desse monólogo histórico, você caro leitor está munido de informações a respeito da metodologia ágil e chega a conclusão de que: sim! Utilizar metodologia ágil vai ser a melhor forma de gerir os projetos da minha empresa!
Na verdade, a resposta é: depende. Depende não somente dos tipos de projetos que você está desenvolvendo, mas também do endosso dos seus colaboradores: A metodologia ágil não deve ser imposta na empresa, ela deve ser abraçada e aceita.
Mas como assim aceita? Por exemplo: caso você trabalhe em um ambiente com certa resistência a mudanças, com projetos que possuem um ciclo de desenvolvimento bastante consolidado ou em projetos em que seja necessária uma melhor gerência de riscos, a metodologia ágil pode não ser uma opção tão viável assim; logo, a metodologia clássica para o gerenciamento do projeto deve ser levada em conta como uma sólida opção.
Por outro lado, caso a equipe que você esteja envolvido:
- For adepta à mudanças e experimentação de novas tecnologias e frameworks;
- O cliente também está disposto a experimentar essa abordagem;
- Os projetos gerenciados necessitam de feedbacks constantes e alterações a fim de atingir uma melhor qualidade de produto e satisfação dos clientes.
Abraçar a metodologia ágil na gerência e desenvolvimento dos seus projetos é fortemente indicada para você e a sua equipe.
Para finalizar, deixo a seguinte pergunta: Para você, quais as vantagens em adotar a metodologia clássica ou a metodologia ágil na gerência dos projetos de uma equipe de desenvolvimento?
Referências:
- A guide to the PMBOK:
http://www.cs.bilkent.edu.tr/~cagatay/cs413/PMBOK.pdf
- Agile Manifesto:
https://assets.uits.iu.edu/pdf/Agile-Manifesto.pdf
- Benefícios da adoção do modelo PMBOK:
https://www.devmedia.com.br/beneficios-da-adocao-do-modelo-pmbok/29208
- Conheça como o Manifesto Ágil aprimorou a gestão de projetos:
https://robsoncamargo.com.br/blog/Conheca-como-o-Manifesto-Agil-aprimorou-a-gestao-de-projetos
- Gerenciamento de Projeto com Metodologias Agéis:
https://blog.mandic.com.br/artigos/metodologias-ageis-de-gerenciamento-de-projetos/
- Hard skills no gerenciamento de projetos agile
https://www.codigofonte.com.br/artigos/hard-skills-no-gerenciamento-de-projetos-agile
- Por que vale a pena usar o PMBOK?
https://artia.com/blog/por-que-vale-a-pena-usar-o-pmbok/
As metodologias ágeis está cada dia mais importante dentro do gerenciamento de projetos. Além de possibilitarem o envolvimento total com cliente , também permitem entregas em etapas o que permite a cliente conhecer o produto antecipadamente bem como participar de todas as etapas do projeto.
ResponderExcluirMetodologias ágeis são muito interessantes, na minha opinião elas exigem um comprometimento mais uniforme de toda a equipe. Talvez esse seja um dos principais motivos de resistência a implantação de metodologias ágeis em empresas com uma cultura de gerenciamento de projetos tradicional.
ResponderExcluirEsse artigo descreve algumas dificuldades desse tipo de migração no caso do Laboratório de Engenharia de Software do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
https://www.synergia.dcc.ufmg.br/wp-content/uploads/2014/03/ODesafioDeImplantarMetodosAgeis.pdf