Olar!
Estamos iniciando uma série de postagens sobre metodologias ágeis de desenvolvimento neste blog. Antes de começarmos a adentrar em temas mais complexos e interessantes sobre Scrum, XP e como aplicá-las, gostaríamos de tirar um tempo para falarmos do porque em se utilizar metodologia ágil e como ela está revolucionando cada vez mais a vida do profissional que quer se manter atualizado no mercado.
Já notaram que, recentemente, o mundo está se transformando em uma velocidade assustadora? A tecnologia é um dos setores mais sensíveis à essa extrema mudança: novos softwares, frameworks e paradigmas surgem a todo momento, impactando diretamente na forma como interagimos e nos comunicamos.
Mas daí você pergunta: E o que isso tem a ver comigo? Você, meu jovem, precisa ser flexível e adaptável se quiser sobreviver em meio a essas mudanças. Para atender as demandas e sermos mais produtivos, nós precisamos ser ágeis.
A área de tecnologia da informação está exigindo cada vez mais que seus profissionais estejam atualizados e atentos as mudanças de mercado. Ser ágil consiste em priorizar tarefas, controlar custos de projetos, minimizar riscos e atender ao nível de satisfação dos clientes.
É fato que para a grande maioria das empresas de desenvolvimento de software, o modelo tradicional de desenvolvimento para grandes projetos não é mais eficaz. Assumir grandes e longos projetos, onde se coletam todas as entradas necessárias para no fim fim gerar um produto em que o usuário final pode não gostar (ou até mesmo não utilizar) é um risco muito grande que as empresas não podem mais se dar ao luxo de arriscar: é tempo e dinheiro demais envolvido em um produto que pode não atender as necessidades dos clientes.
É válido ressaltar que você, como profissional, precisa estar preparado para atender e a responder a estas mudanças: é saber como priorizar a realização da tarefa correta e entregar valor ao cliente de forma constante. Dessa maneira, você consegue produzir mais, focar no que é importante e estar preparado para moldar o seu trabalho de acordo com as mudanças imprevistas que podem aparecer durante sua jornada.
Nas próximas postagens, iremos focar no surgimento do manifesto ágil e como ele pode impactar não só o seu trabalho, mas a forma de como você vê a vida. ;)
Bom texto! Nada a acrescentar... mas, uma dúvida na 3ª linha do 5º paragrafo, no trecho "... necessárias para no fim fim gerar um...", o "fim fim" é uma expressão ou só se atrapalhou mesmo?
ResponderExcluir